quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tenret-ni e a Fonte do Conhecimento


Tenret-ni era um jovem que vivia em um distante vilarejo.

Possuía uma memória excepcional e guardava cada palavra que lhe era dita.

Sendo um jovem comum ele adorava pregar peças nas pessoas. Gostava de contar piadas, tinha suas aspirações de grandeza, e também seus desejos mais ocultos... Coisas que todos nós temos.

As vezes suas atitudes pareciam estranhas aos olhos dos mais velhos. Mas olhar de um adulto sobre o mundo de uma criança carrega visões de coisas que existem concretamente para ele(adulto), porém são irreais para a criança, e vice versa. Sendo assim, as travessuras de Tenret-ni eram freqüentemente ignoradas pelos mais velhos.

O que os mais velhos não perceberam era que, através de suas travessuras, ele crescia e se tornava cada vez mais maduro. Tenret-ni estudou a estrutura dos pilares do mundo, onde estavam seus alicerces e suas características principais. 

Sua excepcional memória lhe dava a capacidade de acumular muito conhecimento, porém isso as vezes representava um perigo, pois nem sempre as informações que recebemos dos outros estão alinhadas com a verdade.

Mesmo assim, Tenret-ni não achou certo guardar todo esse conhecimento somente para si, passou então a distribui-lo às pessoas prazeirosamente, porém lhes advertia que não possuía o discernimento, isto é, cada um que bebesse de sua fonte do conhecimento deveria aprender de per si a distinguir o bem do mal, o justo do injusto e o belo do feio.

E assim passava seus dias, distribuindo conhecimento e conquistando a simpatia de muitas pessoas.

Certo dia ao caminhar pelo vilarejo notou algumas pessoas ao redor de uma alta torre. No alto da torre estava um homem grande e gordo. Seu nome era Redop, um criador de porcos.

Redop estava sentado em uma pequena cadeirinha, que mal aguentava seu peso. Ele tinha um objeto colorido e brilhante nas mãos e o exibia para as pessoas:
- Se não cumprirem as minhas ordens, vocês terão uma vida infeliz e a dor será vosso quinhão. Exijo que busquem os locais mais altos! Cuidado, aquele que não segue meus conselhos será sempre humilhado! Desejam ter grandeza aos olhos dos homens? Lutem pelo objeto sagrado! Somente o darei para os que me seguirem!

Tenret-ni notou que muitos homens que ali estavam largavam tudo o que lhes era mais caro na tentativa de subir a torre e alcançar o objeto sagrado. Alguns abandonavam sua família, outros seus amigos, e alguns até mesmo sua saúde, na tentativa de seguir os conselhos de Redop.

A medida que algum conseguia atingir o alto da torre, imediatamente ganhava o tal objeto, começava a engordar e a acenar para os outros que estavam abaixo. Troçavam dos que não conseguiam chegar nem aos pés da torre e se gabavam da nova boa vida que estavam levando.

Tenret-ni assistia atônito a esse estranho espetáculo. Deveria ele tentar alcançar o alto da estranha torre e ganhar o objeto sagrado?

Nesse instante Tenret-ni parou e pensou:
- Espera um pouco... Eu já vi esse tal "objeto sagrado" em algum lugar... Rapidamente buscou em sua vasta memória onde teria visto aquele objeto antes. Não foi tarefa fácil... Em meio a todo aquele conhecimento era difícil buscar algo específico. Após lembrar de inutilidades sobre inutilidades foi remetido para seus primórdios... Lembrou cada vez mais do princípio... Onde sua vida havia começado. Sentiu então os braços quentes e acalentadores de sua mãe, e então se lembrou! Quando bebê, possuía um desses objetos! Porém imediatamente percebeu que o objeto, de "sagrado", não tinha nada.

Era um chocalho!

Redop estava enganando aquelas pessoas pois, como era comum entre os adultos, ignorava-se o mundo das crianças. Os adultos se esqueciam que eles próprios haviam sido crianças e que a verdadeira função do chocalho é simplesmente distrair as crianças.

Mais do que depressa Tenret-ni tentou informar as pessoas de que o "objeto sagrado" era um chocalho, porém muitas delas reagiram de forma violenta. Principalmente as que observavam seus esforços do alto da torre.

Ardilosamente prepararam uma sopa e passaram a empurra-la goela abaixo em seus seguidores. Essa sopa tinha o poder de impedir os que a tomavam de beber da fonte do conhecimento de Tenret-ni.

E agora? Redop teria ganho a batalha no vilarejo de Tenret-ni?

Tenret-ni percebeu que a verdadeira batalha não estava em suas mãos. Poderia sim distribuir seus conhecimentos para aqueles que buscavam, porém continuava sem poder discernir o que era verdade do que era mentira. Apenas poderia dizer, pelo histórico de suas lembranças que o "objeto sagrado" era um chocalho, porém não sabia se aquilo era bom ou mal.

- De que adianta possuir os maiores tesouros do mundo se eles não trazem a luz da verdade a todos?

Ele percebeu que cabe a cada um escolher subir na torre de Redop ou manter-se próximo ao que lhe é mais caro.
Ele percebeu que cabe a cada um escolher quais conhecimentos obter e o que se fazer com eles.
Enfim, ele percebeu que cabe a cada um discernir a veracidade do conhecimento que lhe é dado.

3 comentários:

World Of Warcraft, WoW Short Sword